Olá amigos...

Sei muito bem que esse assunto de "proteger o meio ambiente" incomoda muita gente.
Todos estão conscientes de que a ação do homem contra a natureza tem sido a causa principal de tantos desequilíbrios naturais, porém muitos não querem discutir sobre o assunto, nem tentam mudar as atitudes, enquanto outros "fingem" não enxergar, preferem deixar pra resolver "outro dia"... enfim...
Mas , às voltas com a crise climática e cheios de energia para mudar esse cenário, não é raro os ambientalistas serem apelidados de eco-chatos.
Há pouco tempo atrás li um artigo sobre um texto de uma bióloga (não lembro agora o nome) em resposta àqueles que se incomodam com os ativistas ambientais. E como ativista ambiental vejo aqui um momento oportuno para enfatizar o mesmo texto, fazendo das palavras dela, as minhas:
"-Sou uma “Eco-chata”, termo que considero pejorativo e desrespeitoso com quem realmente se preocupa com, nem digo mais o futuro do mundo, mas sim a atual crise socioambiental que vivemos.
As mudanças climáticas são conseqüência do nosso atual modelo de produção, desenvolvimento e consumo, que é egoísta, desperdiçando muito, economizando pouco, valorizando o “novo” e a “última geração”, é imediatista e cobrando atitudes das pessoas erradas.
Os “Eco-chatos” estão por aí, lutando por todo o mundo, porque as mudanças climáticas não são exclusividade do Brasil. Os “Eco-chatos” estão lutando por um mundo melhor, mais justo, que valorize a natureza, a simplicidade e o ser humano.
Hoje estou na internete; amanhã talvez estarei numa escola dando palestras para os jovens que, no futuro, estarão fazendo escolhas; depois estarei nas ruas mobilizando a população a cobrar dos políticos atitudes mais corretas, que valorizem a vida, a igualdade e justiça socioambiental; em seguida estarei numa praia num dia de muito sol trabalhando voluntariamente tentando conscientizar as pessoas a respeitar o planeta; e no meio de tudo isso estarei contribuindo para o bem do planeta, que, além de me trazer enriquecimento pessoal, espero também que possa contribuir para uma real mudança na sociedade.
Então como você pode ver, estamos por aí, atolados de coisas para fazer, por que são muitas e somos poucos nessa luta.
Mas espero que em breve sejamos maiores em números e assim possamos ser, finalmente, ouvidos e seguidos. E, quem sabe, reverter o quadro atual.
A luta é grande e árdua!
Sinta-se você bem vindo a lutar com a gente também!"

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

7 dicas simples para ajudar o planeta hoje mesmo!!!

Sustentabilidade, ecologia, meio ambiente… palavras muito bonitas que adoramos dizer, sugerir aos outros o que fazer, mas e nós mesmos, no dia a dia, em casa ou no trabalho, o que podemos mudar para contribuir por um mundo melhor?
Cada pequena atitude conta, e se analisar de verdade, verá que todas podem ser repensadas, desde o café da manhã até a escolha do meio de transporte. Reunimos algumas dicas simples para você começar:
Temperatura 
Procure controlar a temperatura do ambiente evitando o uso de condicionadores de ar ou mesmo ventiladores. Fechar ou abrir uma cortina, abrir janelas e portas para melhorar a circulação de ar (ou fechar nos dias frios), e mesmo a escolha adequada da roupa pode ajudar – nada de blusa de frio com o ar condicionado definido para 17°C!
Transporte 
Dê preferência pelo transporte público, não é tão difícil assim, principalmente para trajetos repetitivos como casa-trabalho-casa. Basta saber o horário e local e se planejar. A emissão de poluentes por pessoa de um ônibus é muitas vezes menor que a de um carro só para te levar, além de reduzir o trânsito nas ruas. Ah, bicicleta e caminhada também são boas alternativas, além de bastante saudáveis.
Reciclagem 
Se sua casa tiver coleta, preferencialmente separe os recicláveis em caixas diferentes por tipo escrevendo nelas a categoria (plástico, papel, vidro, metal…). Se não for possível, coloque numa caixa só ou saco plástico, mas tente separar os tipos em sacolas menores dentro dela. Se a coleta seletiva não passa por aí, procure o ponto de colega mais próximo (muitos supermercados tem os cestos coloridos) para descartar adequadamente.
Energia 
Os eletrônicos consomem bastante energia então procure mantê-los desligado quando não estiver usando, por exemplo ao sair do quarto, mesmo que por um tempo curto, desligue a TV e a luz, coloque o computador em modo de suspensão/dormir ou mesmo na função hibernar. E se não for usar por várias horas ou dias, tire da tomada pois mesmo desligados eles podem consumir energia.
Água 
A água pode cobrir 71% da superfície da Terra mas só 2,8% não está nos Oceanos e da água potável 90% está no gelo Antártico então nada de desperdiçar, isso é bem sério. Procure identificar vazamentos na casa ou torneiras pingando e resolver o mais rápido possível, e ao escovar os dentes mantenha a água desligada. No banho, enquanto se esfrega tente fazer o mesmo.
Lâmpadas 
Por mais que as antigas lâmpadas incandescentes tenha sido substituídas pelas fluorescentes, elas ainda gastam energia e não é pouco. Tente aproveitar melhor a luz natural com cortinas abertas, por exemplo, e desligar as lâmpadas sempre que possível (durante o dia a diferença é tão pouca que muitas vezes ligamos apenas por costume, faça o teste).
Geladeira 
Abrir a geladeira e ficar pensando na vida só é legal se você produzir sua própria energia, e, bem, duvido que seja o caso, então antes de abrir saiba o que vai pegar e se possível em que posição estará para manter a porta aberta o menor tempo possível – a perda de temperatura acontece rapidamente e a geladeira precisará de energia para voltar ao frio de antes.
E você, tem mais sugestões de atitudes simples que ajudam o planeta? Diga pra gente nos comentários!

Fonte: http://eco4planet.com/blog/2013/06/7-dicas-simples-para-ajudar-o-planeta-hoje-mesmo/