Olá amigos...

Sei muito bem que esse assunto de "proteger o meio ambiente" incomoda muita gente.
Todos estão conscientes de que a ação do homem contra a natureza tem sido a causa principal de tantos desequilíbrios naturais, porém muitos não querem discutir sobre o assunto, nem tentam mudar as atitudes, enquanto outros "fingem" não enxergar, preferem deixar pra resolver "outro dia"... enfim...
Mas , às voltas com a crise climática e cheios de energia para mudar esse cenário, não é raro os ambientalistas serem apelidados de eco-chatos.
Há pouco tempo atrás li um artigo sobre um texto de uma bióloga (não lembro agora o nome) em resposta àqueles que se incomodam com os ativistas ambientais. E como ativista ambiental vejo aqui um momento oportuno para enfatizar o mesmo texto, fazendo das palavras dela, as minhas:
"-Sou uma “Eco-chata”, termo que considero pejorativo e desrespeitoso com quem realmente se preocupa com, nem digo mais o futuro do mundo, mas sim a atual crise socioambiental que vivemos.
As mudanças climáticas são conseqüência do nosso atual modelo de produção, desenvolvimento e consumo, que é egoísta, desperdiçando muito, economizando pouco, valorizando o “novo” e a “última geração”, é imediatista e cobrando atitudes das pessoas erradas.
Os “Eco-chatos” estão por aí, lutando por todo o mundo, porque as mudanças climáticas não são exclusividade do Brasil. Os “Eco-chatos” estão lutando por um mundo melhor, mais justo, que valorize a natureza, a simplicidade e o ser humano.
Hoje estou na internete; amanhã talvez estarei numa escola dando palestras para os jovens que, no futuro, estarão fazendo escolhas; depois estarei nas ruas mobilizando a população a cobrar dos políticos atitudes mais corretas, que valorizem a vida, a igualdade e justiça socioambiental; em seguida estarei numa praia num dia de muito sol trabalhando voluntariamente tentando conscientizar as pessoas a respeitar o planeta; e no meio de tudo isso estarei contribuindo para o bem do planeta, que, além de me trazer enriquecimento pessoal, espero também que possa contribuir para uma real mudança na sociedade.
Então como você pode ver, estamos por aí, atolados de coisas para fazer, por que são muitas e somos poucos nessa luta.
Mas espero que em breve sejamos maiores em números e assim possamos ser, finalmente, ouvidos e seguidos. E, quem sabe, reverter o quadro atual.
A luta é grande e árdua!
Sinta-se você bem vindo a lutar com a gente também!"

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Porque devemos plantar árvores?


Reflorestamento - Por quê devemos plantar árvores?

Uma árvore adulta absorve do solo até 250 litros de água por dia.
Juntamente com água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas
(fezes animais) são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos.

Os animais habitantes das árvores, irão defecar o que comeram, as folhas e frutos que não serviram de alimento caem ao solo. Folhas, frutos e fezes de volta ao solo, e todo o ciclo recomeça.

A camada de folhas que se formam abaixo das árvores, servem de berço para as sementes, também protegem o solo dos pingos da chuva. A chuva que cai diretamente no solo é causadora de erosão.
  • Como as árvores equilibram o clima:
Uma árvore pode transpirar por suas folhas, até 60 litros de água por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar, e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar! Além do mais, este vapor ajuda a equilibrar o clima da região. Isso é facilmente percebido ao entrarmos em parques e floretas que tem seu clima mais fresco.

A erosão do solo pode ser prejudicial em vários casos:

  • Em rios:
A erosão leva terra e areia para o leito (fundo) do rio, fazendo com que o rio fique mais raso, com menor capacidade de guardar água, causando a falta de água nos meses de pouca chuva, além da morte dos peixes.

  • Para o Solo:
A erosão leva embora as sementes que poderiam germinar e recompor a vegetação natural. Ou seja, solo desprotegido tende a continuar desprotegido.

  • Para os animais:
A erosão pode levar embora ninhos de animais que os fazem no solo. Além do mais, sem vegetação e frutos para alimentá-los, vão embora ou morrem de fome.

  • Para os lençóis freáticos:
Os solos sem cobertura vegetal, sem raízes, minhocas e formigas para deixá-lo fofo, não tem uma boa absorção de água. Como o solo fica desprovido de barreiras para as chuvas, a água vai embora rapidamente, sem tempo para a água da chuva penetrar no solo provocando ENCHENTES. Provocando assim a secagem dos lençóis freáticos, ocasinoando a morte de muitos rios e conseqüentemente com nossa água potável.

  • Erosão:
A copa das árvores também protege o solo da chuva direta, do sol e dos ventos, sem contar que suas raízes seguram firmemente o solo. As raízes de árvores que estão nas beira de rios, parecem cílios. Essas raízes além evitarem a erosão, servem de casa para muitos animais. Por causa destes cílios, a mata próxima aos rios é conhecida pelo nome de Mata Ciliar.

Fonte:
http://penseverdeja.blogspot.com/2009/07/reflorestamento-por-que-devemos-plantar.html